quinta-feira, 17 de julho de 2014

O poder do Limão na limpeza de casa

Saboroso e aromático, o limão tem ainda, graças à sua acidez, um poder de limpeza eficaz e duradouro, o que faz deste fruto um excelente produto de limpeza ecológico que pode ser utilizado nas mais variadas situações do quotidiano.
  1. Mãos cheirosas: depois de mexer em peixe cru, alho ou outros alimentos que deixam um forte odor nas mãos, esfregue-as com um pouco de sumo de limão para neutralizar o cheiro.  
  2.  Lavar loiça: para intensificar o poder desengordurante de um típico sabão de lavar loiça, acrescente-lhe 1 colher de chã de sumo de limão.
  3. Tupperwares/recipientes de plástico: para limpar a fundo e retirar toda a gordura que por vezes fica acumulada em tupperwares ou outros recipientes de plástico, esfregue sumo de limão sobre a sujidade, deixe secar ao sol e depois lave como habitualmente.
  4. Tábuas de cortar: as tábuas de cortar – em plástico ou madeira – que utilizamos na cozinha para preparar alimentos têm de estar sempre impecavelmente limpas. Para assegurar uma limpeza ecológica das mesmas, corte um limão a meio e esfregue uma dessas metades em toda a extensão da tábua, deixe repousar durante 20 minutos e depois passe por água.
  5. Bancadas: para uma limpeza profunda das bancadas da cozinha e da casa de banho/banheiro, mergulhe metade de um limão em bicarbonato de sódio e esfregue as mesmas; limpe com um pano úmido e seque bem. Este preparado não deve ser utilizado em superfícies delicadas, caso do mármore, alguns tipos de pedra e aço inoxidável.
  6. Torneiras: para devolver às torneiras da cozinha e casas de banho/banheiros o seu brilho natural, esfregue um pouco de sumo de limão sobre as mesmas e deixe atuar durante a noite. Na manhã seguinte, retire com um pano úmido e seque.
  7. Na lavandaria: para tornar a sua roupa branca ainda mais luminosa, adicione ½ copo de sumo de limão à máquina de lavar roupa, no ciclo de enxaguamento.
  8. Juntas de azulejos: uma das zonas da casa mais difíceis de manter limpas, recorra a uma pasta composta por sumo de limão e 2 colheres de chá de creme de tártaro para limpar, sem esforço, todas as juntas de azulejos. Basta aplicar e esfregar com recurso a uma escova de dentes velha e depois passar por água.
  9. Lata do lixo: espremer algumas gotas de limão dentro da lata do lixo é o suficiente para refrescá-lo e deixá-lo a cheirar bem entre lavagens.
  10. Vidros: uma das formas mais verdes de limpar vidros é misturar 1,5 litros de água com 2 colheres de sopa de sumo de limão, pulverizar e limpar as janelas com recurso a jornais velho. 
Fonte: umavidaverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário