terça-feira, 19 de novembro de 2013

Qual o dia certo para montar a árvore de Natal ?

 



 De acordo com pesquisadores das tradições cristãs, a montagem de árvore de Natal teve início no ano de 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Numa determinada  noite, enquanto andava pela floresta, Lutero ficou impressionado com os lindos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a formar a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua residência. Além das estrelas, algodão e outros ornamentos, Lutero usou velas acesas para mostrar aos seus familiares a linda cena que havia visto na floresta.

Esta tradição chegou ao continente americano através de alguns alemães, que vieram residir na América durante o período colonial.

No Brasil, país em que o cristianismo prevalece, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares na época natalina, pois, além de decorar, simbolizam paz, alegria e esperança. “Durante o Natal, no Hemisfério Norte, todas as árvores perdem as folhas, com exceção do pinheiro. Por isso, a árvore se tornou símbolo da vida, celebrada no Natal com o nascimento do menino Jesus”, diz o Padre Gustavo Haas, assessor de liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Como montar
A igreja aconselha que se monte a árvore aos poucos, e não tudo de uma só vez. 
Comece no dia 30 de novembro e aproveite as quatro semanas restantes para o Natal e ir colocando outros acessórios.
A montagem da árvore é um bom momento para ser dedicado à família e para a reflexão sobre o sentido do Natal.
Participação
A dica é convidar as crianças para montar, tanto a árvore quanto o presépio.
Isso ajuda a fazer com que elas conheçam o sentido e a importância da data.
E sabe por que se usa uma estrela no alto do pinheiro?
Ela simboliza a luz da estrela que guiou os reis magos em direção ao menino Jesus, diz Farias.
A árvore de Natal deve ficar montada até o Dia de Reis, em 6 de janeiro, porque foi nesse dia que os reis magos encontraram o menino Jesus.

Fonte: suapesquisa.com; catequisar.com.br; sonoticiaboa.band.uol.com.br



Um comentário: