quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Escolha a casinha certa para seu pet

Seja grande ou pequena, luxuosa ou simples o importante e que acomode bem o seu pet. É essencial também pensar na higienização da casinha na hora da sua escolha.

MADEIRA

Claramente, as casinhas de madeira exigem maiores cuidados, pois são mais difíceis de limpar. O ideal é que o lar seja feito com madeira nobre (jatobá, ipê, peroba etc.), pois duram mais e não costumam apresentar grandes problemas, como a presença de cupins e bolor. Mas ela é mais confortável ao cachorro justamente por causa da resistência e inércia térmica, ou seja, quando bate o sol, a madeira absorve pare deste calor, não deixando a temperatura interna muito alta, além de ser bem resistente a vento e chuva. E no frio elas mantem o calor do cão por mais tempo.
Limpeza: Procure um modelo com tampa removível para facilitar a limpeza. Caso não tenha, faça uma impermeabilização com uma camada de cera natural para proteger a casa e facilitar a limpeza. Encere a parte de fora da casa com produtos naturais para não reter água. Coloque (caso não venha) pezinhos na base da casinha, para que o chão não fique em contato direto com o piso ou a terra do quintal, pois além de passar mais frio ao cão, pode encharcar e mofar a base da casa.
  Utilize uma mistura de água sanitária de água 50%/50% para passar em toda área interna da casa com um pano, deixe agir e limpe com outro pano seco, depois passe desinfetante ou eliminador de odor para ficar um cheiro agradável. Use panos na parte interna ou até prenda usando a tampa como fixador, assim a casa se mantem mais quente e é muito mais fácil lavar os panos toda semana, limpando a casinha apenas uma vez por mês.

PLÁSTICO

As casinhas de plástico são, sem dúvida, muito mais fáceis de limpar: além do próprio material contribuir, essas casas costumam possuir um telhado removível. O material de plástico é mais leve, então você pode coloca-lo dentro de casa de dia e fora a noite, ou mudar de cômodo dependendo dos hábitos do seu cão.
Ele é mais fácil de limpar, tanto pela tampa removível quanto pelo material, que você pode até passar a mangueira com um pouco de detergente e lavá-lo no quintal. Caso precise tirar algum cheiro, basta usar um pouco de água sanitária e passar com um pano úmido, deixar por 5 minutos e depois enxaguar ou passar um pano com desinfetante.
O Plástico polietileno é atóxico, então pode ficar tranquilo quanto a exposição da casa ao sol.
Um detalhe pesa contra. Caso sua casinha fique sempre no lado externo da casa, o plástico tem pouca resistência as temperaturas, portanto ele esquenta bastante com os raios solares e esfria rápido com a chuva ou vento.

ALVENARIA

As casas de alvenaria são duráveis e podem ser feitas sob medida, a limpeza é diária, jogar água com sabão já que o piso é de cimento e tem imperfeições,com isso pode acumular residuos de fezes e urina e uma vez por semana fazer a limpeza com água, sabão e criolina. Muito cuidado com o uso da criolina, tem que ser usado em pouca quantidade, apenas algumas gotinhas pois é muito forte para o humano e o seu pet.

DESENHO INTERIOR DA CASINHA

-Não recomendado

Esse é o modelo mais encontrado de casinhas para cachorros, mas não é muito recomendado. Nele, a entrada fica no centro da construção, deixando seu animal muito exposto ao vento e ao frio. Veja:
- Aceitável

Quando a entrada da casa fica alocada em um dos cantos, permitindo que o cão possua um espaço longo e protegido, é aceitável.
 
- Ideal

O modelo de casa ideal para cães é aquele que possui uma divisão entre o hall de entrada e o dormitório do animal. É a forma mais segura de proteger seu pet do frio e do vento. Entenda como funciona:


 


O chão da casa do seu cachorro deve ser elevado a, pelo menos, 20 cm do solo. Além de evitar a entrada de bichinhos que podem ser nocivos ao seu peludo, também é essencial para evitar o frio e a umidade.

O telhado, a começar pela limpeza, recomenda-se que o telhado seja removível. Quanto ao modelo, deve sempre ser em uma posição que não acumule a água da chuva.


Fonte: agendapet.com.br ; assimsefaz.com.br ; guiauniversopet.com.br


Um comentário: